Colágeno Hidrolisado e seus benefícios



O que é colágeno: É a proteína mais abundante no organismo representando cerca de 25% a 30% de toda proteína corporal com importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo obtidos industrialmente principalmente através dos bovinos.

Função: É a proteína estrutural do corpo que assegura a coesão, elasticidade e a regeneração da pele e da cartilagem e dos ossos.
Há diferentes tipos de colágeno dependendo do tecido de que provenham. Nosso colágeno é do tipo 1(colágeno hidrolisado), o mais abundante colágeno encontrado nos ossos e na pele humana.

É composto de 95% de proteínas (peso seco) e contém todos os aminoácidos essenciais, com exceção do triptofano. É caracterizado pelo predomínio de glicina, prolina e hidroxiprolina, os quais representam em torno de 50% do conteúdo total dos aminoácidos.
Esta composição tão especifica de aminoácidos proporciona um colágeno hidrolisado com propriedades nutricionais que não se pode encontrar em outras fontes de proteína.

Por que suplementar: O colágeno é naturalmente produzido pelo nosso organismo, mas estudos mostram que, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual dessa proteína em torno de 1%.

Dos 50 anos em diante, a queda aumenta drasticamente. No corpo humano, o colágeno une e fortalece os tecidos. Com o passar do tempo, o corpo pode sofrer algumas privações desta substância, principalmente na alimentação atual, muitas vezes carente de vitaminas e proteínas.

A Falta de colágeno no organismo: A falta de colágeno vai se tornar mais visível e notável quando entramos na fase da maturidade, fase em que há uma possibilidade maior de sofrer fraturas com frequência é também nessa etapa da vida que começam a aparecer às rugas, pois a pele não tem mais a mesma elasticidade de antes. A deficiência de colágeno no organismo denomina-se colagenosas, acarretando alguns problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.

Várias pesquisas demonstram a importância do colágeno e seus derivados na manutenção e reconstituição da pele, dos ossos, dos tecidos cartilaginosos e da matriz extracelular. Os tecidos gradualmente passam por mudanças de acordo com a idade, sendo que na pele, essas alterações são mais facilmente reconhecidas. Uma das principais causas do envelhecimento é a perda de colágeno no organismo. Os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e os ligamentos perdem elasticidade e força motora.

A mais ampla aplicação e divulgação do hidrolisado de colágeno como ingrediente funcional tem sido na manutenção dos ossos e tecidos. Doses diárias de 10g têm sido usadas em estudos clínicos, mostrando eficiência na redução de dores articulares e melhora da mobilização de pacientes com vários graus de osteoartrite e osteoporose (ZIEGLER & SGARBIERI, 2009).

Porque Hidrolisado: Colágeno hidrolisado Precursor de colágeno →hidrolisa colágeno → por liofilização = preservação natural do produto e uma assimilação de mais de 90% (pré-digerido e absorvido) pelo organismo. Facilitando assim a absorção dele no organismo.



Fonte: Dra. Thamires R. de Moraes 
Nutricionista